Projeto da SBCC discute casos e diagnósticos em rede social
Um espaço para discussão de casos e o fornecimento de informação de qualidade, principalmente com responsabilidade e zelo. Este é o objetivo do Cytoscience, um perfil na rede social Instagram desenvolvido pela Sociedade Brasileira de Citologia Clínica e conduzido pela Profª Dra. Silvia Helena Rabelo dos Santos, vice-presidente da SBCC e idealizadora da ação, que também visa levar o ambiente acadêmico para dentro da plataforma.
O projeto nasceu em 2022 e é dividido em duas fases semanalmente. A primeira, publicada geralmente às terças-feiras, é a apresentação do caso com quatro imagens e com as opções de respostas. A segunda vai ao ar às quintas-feiras e se destina a apresentação do diagnóstico.
A farmacêutica, que é docente da disciplina de Citologia Clínica na Universidade Federal de Goiás, acredita que o espaço virtual é um grande aliado para a divulgação científica. "A tecnologia auxilia na propagação dos conteúdos científicos. A cada semana, um caso é disponibilizado com quatro imagens. Esse caso é discutido, abordando os critérios morfológicos que permitiram cada diagnóstico".
O próximo passo do projeto é convidar outros professores para que os profissionais também possam contribuir com temas e debates. Para conhecer o trabalho e participar das atividades, basta acessar o www.instagram.com/cytoscience.