Ministério da Saúde amplia oferta da vacina HPV4 para meninos dos 09 aos 14 anos


icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin icone email

Desde o mês de setembro deste ano, o Programa Nacional de Imunizações ampliou a oferta e a faixa etária da vacina HPV4 para crianças e adolescentes dos nove aos 14 anos. O imunobiológico é indicado para adolescentes de 11 a 14 anos e iguala a indicação do imunizante para meninos e meninas, de nove a 14 anos de idade. O anúncio foi feito pelo Ministério da Saúde, por meio da Coordenação-Geral do PNI, que enviou aos estados um comunicado sobre a ampliação da oferta da vacina meningocócica ACWY (Conjugada) para os adolescentes não vacinados entre 11 e 14 anos de idade (de forma temporária) e da oferta da vacina HPV4 para meninos de 09 a 14 anos de idade.  

A vacina, que protege contra o Papilomavírus Humano, foi incorporada de forma escalonada ao Sistema Único de Saúde em 2014 e atualmente é aplicada em meninas e adolescentes do sexo feminino, entre nove e 14 anos de idade, meninos e adolescentes do sexo masculino entre 11 e 14 anos e para grupos com condições clínicas especiais até os 45 anos, ou seja: pessoas vivendo com HIV/AIDS, transplantados de órgãos sólidos ou medula óssea e pacientes oncológicos. 

Foi analisando as evidências do impacto positivo da vacinação contra o HPV para a saúde dos adolescentes, a disponibilidade desse insumo e que o princípio da equidade entre homens e mulheres deve ser adotado nas recomendações de vacinação quando os dados científicos assim permitirem, que o MS ampliou a faixa etária dessa vacinação para o sexo masculino, com a inclusão da faixa de 09 e 10 anos de idade, dando continuidade à oferta gradativa desse imunobiológico, já proposta em 2014, igualando a recomendação já em curso para as mulheres na faixa etária de 09 a 14 anos. 

A imunização contra o HPV em adolescentes é utilizada por mais de 100 países e vários deles já possuem estudos de impacto desta estratégia com resultados positivos no que diz respeito a prevenção e redução das doenças ocasionadas pelo vírus HPV (câncer do colo do útero, vulva, vagina, região anal, pênis e orofaringe e verrugas genitais). Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, mais de 630 milhões de homens e mulheres estão infectadas pelo HPV no mundo. No Brasil, a estimativa é de aproximadamente, 9 a 10 milhões de infectados por este vírus e 700 mil casos novos da infecção surjam por ano. Cerca de 105 milhões de pessoas são positivas para o HPV 16 ou 18 no mundo. É a mais frequente infecção sexualmente transmissível na mulher e no homem. A maioria das pessoas serão, provavelmente, infectadas por pelo menos um dos diversos, tipos de HPV ao longo da vida. 

O Ministério ainda reforça a importância para que sejam tomadas todas as medidas para que se aumente a adesão dos adolescentes a essas importantes vacinas, com um trabalho integrado com a Atenção Primária em Saúde para que os serviços tenham tempo e criatividade no atendimento às crianças e aos adolescentes, com as Sociedades Científicas para o engajamento dos profissionais de saúde, com o setor educacional para o envolvimento dos professores e das famílias, entidades não governamentais para o apoio na divulgação da importância e segurança  vacina, para que se possa reverter esse quadro de baixas coberturas. 

« Voltar Veja outras notícias