Conheça a história de Dra. Juçara Sobrinho, um dos nomes fortes por trás do Congresso Brasileiro de Citologia Clínica.


icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin icone email

A mineira Dra. Juçara Sobrinho é uma das responsáveis pelo sucesso dos Congressos da Sociedade Brasileira de Citologia Clínica. Na edição de 2021, além de participar como presidente do evento, também colaborou na organização dos temas apresentados. 

O evento ocorreu em Belo Horizonte, capital de Minas Gerais, no Instituto Mineiro de Medicina - ISMD, onde é coordenadora e professora do curso de pós-graduação em Citologia Clínica desde 2012.  

Devido a pandemia a SBCC, com sua colaboração, realizou o congresso no formato híbrido, com apenas 60 pessoas presentes.  O evento também foi transmitido ao vivo para todos os inscritos, utilizando as dependências e tecnologia do ISMD. Nesta edição, os debates giraram em torno de assuntos pertinentes à atuação dos profissionais aptos a atuar nesta área. Conforme detalhado por ela, os temas abrangeram informações inovadoras e discussão de casos que pudessem proporcionar a interação entre profissionais do Brasil. O objetivo do congresso sempre foi e será apresentar temas relevantes, tratados por professores, mestres e doutores das universidades de todo o país e/ou que atuem em instituições brasileiras, como o INCA. 

"Nesta edição de 2021, a pandemia pelo novo Coronavírus nos proporcionou inovar, ousar e promover esse congresso híbrido que foi muito alegre e leve. Não tivemos um público grande presente, o que certamente deverá ocorrer agora em 2022”, ressaltou Dra. Juçara. Para ela, o legado do congresso é de uma experiência exitosa. “Fica um legado de ensino, de seriedade, de competência, de união de forças, de trabalhos científicos, de profissionalismo e de grande interação com todos os profissionais do país” 

O robusto currículo da mineira, que também faz parte do Conselho Fiscal da SBCC, valida sua contribuição ao Congresso. Graduada pela Universidade Federal de Minas Gerais em Farmácia/Bioquímica, com foco na área de Análises Clínicas, Dra. Juçara é um exemplo de luta. Tornou-se docente da faculdade de Farmácia e Bioquímica aos 25 anos. O mestrado também veio pontilhado de batalhas. Por optar por fazer o mestrado em medicina na UFMG , enfrentou dificuldades que nunca abalaram sua determinação.“Fui a primeira profissional não médica a cursar mestrado em Anatomia Patológica com área de concentração em patologia”. Já o doutorado em Tocoginecologia foi realizado na Faculdade de Medicina da UNICAMP. “A tarefa mais desafiadora que vivi, foi ter aberto o serviço de citologia do Instituto Hermes Pardini. Comecei do zero! Fui uma das sócias fundadoras desse gigante que carrega o nome de uma das pessoas mais simples e surpreendentes que tive a honra de conviver", cravou a mineira.  

Casada e com dois filhos, Juçara Sobrinho ainda atua na área de Citologia Clínica o que considera “um, feliz encontro”. Possui um laboratório de apoio (exclusivamente voltado para a citologia) em Belo Horizonte, que presta serviço ao Hospital da Baleia, e outros laboratórios que atuam a nível nacional. 

Para ela, a participação na SBCC é motivo de orgulho. “Tenho muito carinho pela instituição. Acho que ela ampara realmente essa trilha, essa faixa do mercado bem concorrida pela área médica. Temos o apoio da Sociedade, que é séria e comprometida. Eu tenho muito orgulho de fazer parte”. 

« Voltar Veja outras notícias