Secretaria Geral da SBCC conta agora com experiência do mineiro Drº Antônio Carlos.


icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin icone email

A Sociedade Brasileira de Citologia Clínica conta com um novo nome na Secretaria Geral. O mineiro Dr. Antônio Carlos Almeida de Oliveira assume a função na gestão, que tem buscado cada vez mais contribuir com a qualificação científica e ética dos profissionais da área da citologia clínica com foco na saúde da população.

Nascido em Governador Valadares, Dr. Antônio Carlos graduou-se pela Universidade Federal de Minas Gerais, em Belo Horizonte, como Farmacêutico-Bioquímico, no ano 2001. Buscando agregar ainda mais conhecimento, o profissional tornou-se especialista em Citologia Clínica pela Universidade Federal de Ouro Preto, em 2003. Foi no estado de Minas onde iniciou a carreira, mais precisamente procurando conhecer o funcionamento do Sistema Único de Saúde. “Eu sentia a importância de conhecer melhor o serviço público de saúde, especialmente nos municípios do interior do país. Assim, trabalhei em três cidades muito pequenas de Minas Gerais, em especial Passabém-MG, naquela época com menos de 1.800 habitantes, localizada na região do Vale do Aço”. Após a experiência, Dr. Antônio Carlos também exerceu função na cidade de Nova Friburgo, no Rio de Janeiro. Foi em terras cariocas que ele deu início à carreira militar na Marinha do Brasil, como farmacêutico do Corpo de Saúde do órgão de defesa, e onde tornou-se mestre em Saúde, Medicina Laboratorial e Tecnologia Forense, pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

De acordo com Dr. Antônio, sua carreira na Marinha teve início em 2005 no Curso de Formação de Oficiais, e em 2006 foi designado Encarregado da Seção de Citologia do Serviço de Anatomia Patológica do Hospital Naval Marcílio Dias, na capital carioca, onde permanece até os dias atuais. “De 2005 até aqui, tive também a oportunidade de servir embarcado em dois importantes navios da nossa Marinha: o Navio Escola Brasil e o Navio Aeródromo São Paulo, nosso porta-aviões. Além da honra de fazer parte daquelas tripulações, tive incrementada minha experiência como farmacêutico militar, realizando controle de vetores, análises clínicas, de alimentos e de água em diversos portos do mundo, mas também como cidadão e como Oficial. Foi muito importante. ”Neste mesmo período, em paralelo ao trabalho desenvolvido na mais antiga das Forças Armadas brasileiras, o personagem deste relato começou a lecionar em diversos cursos de especialização pelo Brasil e a desenvolver atividades de colaboração com a SBCC. “Desde 2009, praticamente todos os anos fui convidado para palestrar nos Congressos Brasileiros de Citologia Clínica, o que representa para mim ao mesmo tempo desafio, orgulho e prazer”.

Indagado sobre a missão na Sociedade Brasileira de Citologia Clínica, Dr. Antônio Carlos afirma que o cargo é uma honra. “A SBCC é uma entidade que tem um papel muito importante na qualidade dos exames citológicos que são feitos no Brasil. Hoje, aproximadamente quarenta por cento de todos esses exames são feitos por farmacêuticos e biomédicos, e esses profissionais tem tido a oportunidade deatualização anual nos Congressos Brasileiros de Citologia Clínica, graças à SBCC”. E completando, Dr. Antônio Carlos ressalta: “Tenho a perspectiva e o propósito de continuar ao lado da SBCC, agora mais de perto, contribuindo para que a Sociedade navegue firme na sua trajetória de crescimento, se fortaleça no cenário científico e de educação, especialmente na expertise da organização dos Congressos e Jornadas, e envolva um número cada vez maior de citologistas em torno de si”.

Dr. Antônio Carlos Almeida de Oliveira tem 42 anos, é casado e pai de um filho.

« Voltar Veja outras notícias