21º Congresso Brasileiro de Citologia Clínica: sucesso, inovação e contribuições para a saúde


icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin icone email

O 21º Congresso Brasileiro de Citologia Clínica (CBCC) encerrou-se com êxito, marcando uma edição histórica ao desembarcar no estado do Espírito Santo após 21 anos. O presidente do evento, Dr. Antônio Carlos, avaliou-o como mais um triunfo em todos os aspectos, destacando a oportunidade proporcionada aos profissionais e a vitalidade dos encontros presenciais, ressaltando que estes continuam sendo desejados e vibrantes, especialmente após as limitações impostas pela pandemia.

A Comissão Científica inovou ao envolver os sócios na construção da programação, enriquecendo-a com a participação de novos profissionais e temas diversificados. Em parceria com o CRF-ES, o congresso abrigou também o 4º Encontro Capixaba de Análises Clínicas, reunindo renomados palestrantes estaduais. O foyer do Sheraton Vitória Hotel foi tomado por expositores, apresentando novidades tecnológicas e insumos para o diagnóstico laboratorial. 

Durante os dias do evento, mais de 250 pessoas transitaram pelos espaços dedicados à Citologia Clínica e Análises Clínicas, evidenciando a confiança na Sociedade Brasileira de Citologia Clínica (SBCC) e seu compromisso com a ciência e ensino de alto nível. 

"A escolha do Espírito Santo revelou-se acertada, conforme destacado pela SBCC, que busca alcançar todos os brasileiros e contribuir para a melhoria da qualidade dos exames citológicos no país. A realização do CBCC no estado reforça esse compromisso, incentivando a participação local e cumprindo a missão da sociedade", ressaltou Dr. Antônio Carlos. 

Na sua 21ª edição, o CBCC reforçou sua contribuição para a Citologia Brasileira como o principal fórum científico do país. Ao longo de duas décadas, o evento reuniu renomados profissionais e pesquisadores, fortalecendo o ensino da especialidade e enriquecendo o debate científico. Além disso, o congresso tem sido fundamental nas discussões sobre políticas públicas de saúde, especialmente no que diz respeito à prevenção do câncer de colo uterino. Em 2023, as discussões sobre a possível implantação das técnicas de detecção de DNA-HPV como estratégia de rastreio da doença foram destaque, com ideias e ações provenientes do Congresso que certamente influenciarão decisões das autoridades envolvidas.

« Voltar Veja outras notícias