18º CBCC & 3ª JBDL Manaus-AM | Solenidade de Abertura


icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin icone email

Cerca de 300 pessoas participaram, na noite desta quinta-feira 20.09.2018, da cerimônia de abertura do 18º Congresso Brasileiro de Citologia Clínica e da 3a Jornada Brasileira de Diagnóstico Laboratorial, realização da Sociedade Brasileira de Citologia Clínica - SBCCentidade que congrega Profissionais e Estudantes da área da Citopatologia. O evento que aconteceu no Novotel Manaus, na capital amazonense.

A Solenidade de abertura do evento, contou com o pronunciamento de profissionais renomados como a presidente do congresso, DrªKarla Regina Lopes Elias, DrªLenira da Silva Costa,vice-presidente do Conselho Federal de Farmácia (CFF)e do presidente da Sociedade Brasileira de Citologia Clínica,   Dr. Carlos Eduardo de Queiroz Lima. Compôs a mesa o tesoureiro do Conselho Federal de Farmácia, Dr. João Samuel de Moraes Meira, e do presidente do Conselho Regional de Farmácia do Amazonas (CRF-AM), Jardel Inácio.

A palestra-magna do evento foi proferida pela professora DrªSophie Derchain, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), que abordou o tema 'Estado Atual das Vacinas Contra HPV: Eficácia e Cobertura'. Tratando de um tema relevante no Amazonas, onde há uma das maiores incidências de câncer de colo de útero.  A palestrante alertou para as dificuldades regionais que atrapalham a ampla cobertura vacinal para o combate à doença e acrescentou:

"Aqui vocês têm muitas pessoas que não tem acesso ao sistema de saúde por conta das vias fluviais e isso faz com que o número de casos aumente. A população não tem acesso às unidades de saúde com regularidade. Mas você pode organizar um sistema de vacinação que, pelos rios, leve a vacina para a comunidade inteira", destacou a médica, afirmando que isso geraria resultados a médio e longo prazo.

A presidente do Congresso, Karla Regina Lopes Elias, ressaltou que trazer profissionais renomados e de referência na área da Citologia Clínica vai gerar reflexos direto junto à população e acrescentou: "Os profissionais daqui vão poder se capacitar adquirir novos conhecimentos, e passar um trabalho de qualidade, com inovação, que podem beneficiar a todos", afirmou Karla. 

No total, são cerca de 300 inscritos de todo o País que estão participando das mesas-redondas, conferências e minicursos oferecidos pelos eventos, uma demonstração do grande alcance que as discussões ganharão em todas as regiões do País.

Importância

A vice-presidente do CFF, DrªLenira da Silva Costa, ressaltou a importância do trabalho dos farmacêuticos citologistas para a sociedade e classificou o congresso como estratégico para a profissão e para a saúde pública. "A saúde da população não inspiraria avanços expressivos e não apontaria para a cura de doenças sem os exames citológicos. O trabalho silencioso dos farmacêuticos citologistas está ajudando a reescrever a história da saúde pública neste País", enfatizou.

O presidente do CRF-AM, Dr. Jardel Inácio, elogiou a realização do Congresso Brasileiro em Manaus e ressaltou a importância do Amazonas ser a sede do evento por conta do alarmante número de casos de câncer de colo de útero no Estado.  "Temos aqui profissionais da citologia de muitos anos e novos entrando no mercado e é papel do CRF-AM estar junto deles apoiando as atividades que possam trazer ferramentas inovadoras para que eles apliquem junto aos pacientes das unidades". 

 

Redator: Dante Graça Assessor de Comunicação | CRF-AM

 

#Citopatologia #Citologiaclínica #Diagóstico #Laboratório #Farmacêutico #Biomédico

 

« Voltar Veja outras notícias