Curso de Citologia Clínica promovido pelo Hospital Militar de área de Manaus e a SBCC-AM


icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin icone email


Nos dia 17, 18 e 19 de setembro foi realizado o Curso teórico-prático em Citologia Clínica no Hospital Militar de Área de Manaus. O principal objetivo do Curso foi promover a disseminação da grandeza e da importância da citologia clínica como ferramenta de combate ao câncer do colo uterino. O evento foi de caráter beneficente, houve arrecadação com a taxa de inscrição e alimentos, o qual será doado ao Abrigo Moacyr Alves.

No dia 17 o evento contou com a participação dos palestrantes 2 Tenente  Karlisson Richard Granjeiro Pinto, o qual foi o mentor e organizador do evento, e ministrou palestra sobre “Procedimentos  Técnicos do Exame Citopatológico”. Assim como, a participação do 2 Tenente Paulo Roberto Alves Bezerra, que abordou o tema sobre “Lesões pre-neoplásicas e neoplásicas”. O curso contou com a ilustre participação da Drª. KARLA REGINA LOPES ELIAS, que abordou o tema “Procedimentos pré analíticos, programas de controle, condutas clínicas, legalidade e empregabilidade em Citologia Clínica”.

Nos dias 18 e 19 foram realizadas as atividades práticas, tais como, diferenciação das citologias em meio líquido e convencional, preparo de lâminas de citologia em meio líquido, coloração e montagem de lâminas e reconhecimento das células dentro dos limites da normalidade, processos inflamatórios e agentes, lesões de baixo e alto grau.

O evento foi encerrado pelo Major Anderson Soreano de Lima, o qual frisou a importância do evento, que vem engrandecer e contribuir para o crescimento dos profissionais no Amazonas, uma vez que houve participação de profissionais Farmacêuticos  de regiões interioranas, tais como do Município de Iranduba e Município de Boca do Acre.  Por fim o 2 Tenente Granjeiro finaliza agradecendo a participação de todos, e  em particular, a da representante da Sociedade Brasileira de Citologia Clínica no Amazonas, que abrilhantou o evento e nos honrou com sua presença, principalmente, por nos proporcionar uma palestra de altíssimo nível.

« Voltar