A SBCC congrega hoje os profissionais legalmente habilitados para o exercício da Citopatologia, portadores de título de Pós-Graduação. Integram esta Sociedade: especialistas, mestres e doutores na área de Citopatologia, prestando serviços em todo o país nos Laboratórios das Universidades, Laboratórios Públicos e Particulares.

Além de promover a formação e o aprimoramento de recursos humanos através da realização de cursos, congressos, seminários, intercâmbio cultural, profissional, técnico e científico com entidades congêneres no Brasil e no exterior e estimular a pesquisa e a qualidade na área, a SBCC objetiva, ao mesmo tempo, colaborar com órgãos públicos federais, estaduais e municipais, desenvolvendo as atividades ligadas à prevenção do câncer em nosso país.

A história de fundação da SBCC é marcada pelo desejo de mudar a realidade da saúde, no País, sobretudo das pessoas com câncer. Imbuídos deste sentimento e após várias discussões, foi aprovada em assembléia a criação de uma associação como o nome de Associação Goiana de Citologistas, em 05 de dezembro de 1991, cuja 1ª Diretoria eleita teve como Presidente, Dr. Durval Flávio de Sousa; Vice-Presidente, Dr. Amado Barbosa de Jesus e Secretária, Dra. Elaine Nunes.

A reunião, realizada na sala da Cultura Farmacêutica, contou com a presença de várias autoridades, como Dr. José Issy Filho, Diretor da Faculdade de Farmácia da UFG; Dr. Jaldo de Souza Santos, Presidente do Conselho Regional de Farmácia de Goiás e Dr. Radif Domingos, presidente da Associação dos Laboratórios do Estado de Goiás (ALABS). Compareceram ainda os seguintes profissionais: Dr. Wilker Ribeiro, Dr. Rui Hiroshi Yamada, Dra. Eula Maria Costa, Dra. Joana Alcanfor, Dra. Joana Ambrosina, Dr. Sebastião Martins Cerqueira, Dr. Alberto E. Finotti, Dr. Alaor Marques de Paula, Dr. Osvaldo de Albuquerque, Dra. Zair Benedita Pinheiro de Albuquerque, Dra. Silvana Castanheira, Dra. Arlete dos Reis, Dra. Elaine Nunes, Dra. Rita Goreti Amaral, Dra. Aparecida Elizabeth de Paiva, Dr. Durval Flavio de Sousa, Dr. Renzo Freire de Almeida e Dra. Auxiliadora B. Pinheiro.

A criação da Associação Goiana de Citologistas teve repercussão nacional e no dia 11 de fevereiro de 1992 foi transformada oficialmente na Sociedade Brasileira de Citologia Clínica (SBCC), tendo a primeira diretoria constituída por Dr. Amado Barbosa de Jesus, Presidente; Dr. Durval Flávio de Souza, Tesoureiro e Secretária Geral, Silvia Helena Rabelo dos Santos.

Esta Diretoria foi reeleita para o período de 1996/1998 no qual realizou importantes ações que contribuíram para a sustentação da SBCC. Ainda neste ano foi eleita a Dra. Zair Benedita Pinheiro de Albuquerque que dirigiu a SBCC até o ano de 2001. Nesta gestão houve a adesão de um grande número de sócios de todos os estados brasileiros, aprovação da logomarca da sociedade, instituição das carteiras de sócios e consolidação da SBCC enquanto sociedade científica nacional engajada na luta pelo controle do câncer no Brasil.

Em 2001, a SBCC dá um importante passo ao realizar, em Goiânia, o I Congresso Brasileiro de Citologia Clínica que contou com a presença de ilustres convidados internacionais da área de Citologia Clínica dentre os quais a Dra. Deana Iverson da Califórnia (EEUU) e Dr. Yan Philip de Londres (Inglaterra) que contribuíram com temas relevantes como a Técnica em Monocamada (The ThinPrep Tecnology) e Gerenciamento dos Sistemas de Qualidade em Citopalogia. Durante a realização deste Congresso foi eleita a presidente da SBBC a Dra. Rita Maria do Amparo Bacelar Palhano, do estado do Maranhão, reeleita em 2005.

Nesse período a Sociedade avançou, consideravelmente. Foram oficializados os Cursos de Especialização em Citologia Clínica, o Programa de Controle de Qualidade em Citologia Clínica, o Controlcito, tendo sido também inaugurado o “Site” da SBCC e regulamentadas as normas para obtenção do Título de Especialista em Citologia Clínica, que já conferiu 124 títulos.

Em 2007 foi eleito presidente Dr. Carlos Eduardo de Queiroz Lima, do estado de Pernambuco tendo o mesmo sido reeleito em 2009. Nestas gestões foram implementadas Jornadas, Simpósios e Congressos estaduais proporcionando um fortalecimento das regionais da SBCC, fortalecendo o intercâmbio de conhecimento e maior interação entre os profissionais de outros estados.

SBCC conta com assessoria jurídica

Expertise

Citologia Clínica Diagnóstico e Prevenção do Câncer.

Missão

Contribuir com a qualificação científica e ética dos profissionais da área da citologia clínica com foco na saúde da população.

Visão

Intensificar e Ampliar a atuação na área da citopatologia em território Nacional e Internacional.

Visão

Intensificar e Ampliar a atuação na área da citopatologia em território Nacional e Internacional.

Fazem parte da história e das lutas da SBCC os professores, que já partiram, o Dr. Carlos Alberto de Farias Vaz e Dr. Sebastião Marinho.

Ao longo de sua existência a SBCC tem contado com o apoio de muitos profissionais em todo o Brasil. Entre estes citamos o Dr. Ulisses Tuma cuja participação têm sido muito importantes para a Sociedade Brasileira de Citologia Clínica.

Por Zair Benedita Pinheiro de Albuquerque Colaboração: Reilla Leão Teixeira

Diretoria Atual

Carlos Eduardo de Queiroz Lima

Presidente

Dr. Carlos Eduardo de Queiroz Lima (PE)

Silvia Helena Rabelo dos Santos

Vice Presidente

Silvia Helena Rabelo dos Santos (GO)

Antônio Carlos Almeida de Oliveira

Secretária Geral

Dr. Antônio Carlos Almeida de Oliveira (MG)

Dr. Bruno Sena da Silva Santana

Tesoureiro

Dr. Bruno Sena da Silva Santana - (BA)

Conselho Fiscal

Dra. Juçara Maria de Castro Sobrinho (MG)

Dra. Juçara Maria de Castro Sobrinho (MG)

Dra. Maria José Luna dos Santos da Silva - MA

Dra. Maria José Luna dos Santos da Silva - MA

Dra. Adrya Lúcia Peres Bezerra de Medeiros  (PE)

Dra. Adrya Lúcia Peres Bezerra de Medeiros (PE)

Sócios Fundadores

Dr. Amado Barbosa de Jesus

Dra. Aparecida Elizabeth de Paiva

Dra. Arlete dos Reis

Dr. Durval Flávio de Souza

Dra. Elaine Nunes

Dra. Lucileis de Fátima Fernandes da Silva

Dr. Oswaldo de Albuquerque

Dra. Silvia Helena Rabelo dos Santos

Dra. Silvana Castanheira

Dra. Simone Gonçalves

Dr. Renzo Freire de Almeida

Dra. Rita Goreti do Amaral

Dra. Zair Benedita Pinheiro de Albuquerque